Coisas sobre Coisas

Coisas sobre coisas. Uma definição tosca para pensamentos que de elegantes e interessantes não têm nada, mas esforçam-se ser. Aliás, boa definição pra um site que tudo aceitará, comentários, histórias, poemas quem sabe, sobre coisas... coisas sobre coisas... lá vamos nós ver no que dá isso.

2005/08/15

Coisas de Interpretação

Não sou do tipo que pára para escutar uma música. Sempre ouço música enquanto estou fazendo algo, como ler, trabalhar, estar em casa me preparando pra sair ou algo assim. Logo, nunca presto muita atenção às letras e também não tento interpretá-las devidamente. Foi por esse vício, de não me atentar a,o que é cantando que esta sexta-feira, dia 12/08, eu tive um "baque" ao descobrir que a música "Camila, Camila" possivelmente era a história de uma garota estuprada por seu pai. O baque foi porquê a pessoa que me contou fez isso no meio da música durante o show do Nenhum de Nós no lançamento do seu novo CD aqui em Floripa. Eu estava cantando a música com o sentimento que ela sempre me trouxe "coisas que se passaram, mas foram fortes, boas, mas passaram", e quando ouvi que a letra contava, supostamente, a história de abusos de um pai perante a filha eu fiquei perplexo (acho que perplexo seja a palavra certa pois não sei definir com exatidão o sentimento que me atravessou naquele momento). Do meio da música em diante passei a relacionar a letra com a suposta origem dela, vi que havia algo de "abuso" na letra, assim como algo de "homosexualismo", algo de "briga entre amantes" dentre outras possibilidades. Mas a possibilidade de estupro, essa me deixou com um nojo, um asco, uma tristeza por "Camila"...

O show do Nenhum de Nós estava excelente, a companhia era excelente, o fim da noite foi muito bom. Uma das coisas que gostei bastante no show foi ouvir uma das novas músicas da banda, denominada "Simples". Me identifiquei muito com vários dos trechos. Lá vai a música como um todo logo abaixo e os techos que "gostei/me identifiquei" em negrito.

Queria te dizer palavras simples
Que guardariam tudo o que eu sinto

E pelo simples fato de te dizer
Mais forte ficaria meu sentimento

Mas nada que eu diga me parece exato
Nada que eu pense tem um sentido claro

Nenhuma canção vai me ajudar a descobrir

O que aconteceu conosco foi imenso
Um sentimento tão intenso
Que eu não encontro
As palavras certas não existem
No universo inteiro


Queria te dizer palavras simples
Queria te dizer palavras simples
Mas as palavras certas não existem
No universo inteiro
As palavras certas não existem
No universo inteiro


Queria te dizer palavras simples
Queria te dizer

Triste

Minha querida,
A vida foi-se,
Os dias ficaram.
Agora brinco
De sorrir, ser feliz.
Mas as marcas
Nunca se apagaram.

Minha querida,
Lutei, sobrevivi.
Contudo, o que de mim
Naqueles dias morreu
Me deixou assim.

Por eles, aqueles dias,
Minha pequena princesa,
Não tenho culpa,
nem medo, nem ódio,
Apenas uma, grande
E irreversível, tristeza.

(Mais um texto que fica sob o rótulo de "Holocausto Infinito". Este foi inspirado em Maus, mais especificamente no trecho em que Artie conversa com seu terapeuta polonês que diz nunca ter se sentido culpado por estar em Auschwitz, apenas triste.

Super counter